You are currently viewing Advento: Espera ou Esperança?

Advento: Espera ou Esperança?

Antes de respondermos essa pergunta precisamos compreender a diferença entre estas duas palavras: espera e esperança. A palavra espera significa “ficar em algum lugar até que chegue alguém ou alguma coisa” e a palavra esperança significa “ver possível a realização daquilo que se deseja”. Então podemos dizer que o Advento é um tempo de espera, onde esperamos chegar o dia de Natal para mais uma vez comemorarmos o nascimento de Jesus, mas sobretudo é um tempo de esperança, onde iremos refletir no próximo parágrafo.

Se a esperança é ver possível a realização daquilo que se deseja, eu te respondo com outra pergunta: o que você tem desejado para este tempo? Quando falamos de desejos, pensamos em coisas materiais por exemplo, mas aqui falamos dos desejos do coração. O Menino Jesus vem para reascender mais uma vez em nossos corações a chama da esperança: a esperança de um mundo melhor, a esperança do fim dessa pandemia, a esperança do Céu! Porém, muitas vezes queremos mudar o mundo e nos esquecemos que esse mundo começa a partir de nós. O que temos feito para que essa mudança aconteça? Há uma frase de São João Paulo II muito válida para este contexto: “Sabe porque os consultórios psiquiátricos estão cheios? Porque os confessionários estão vazios…” E de fato, buscamos remédio para a mente, mas não buscamos para a alma! Isso não quer dizer o que o trabalho desses profissionais não é válido, isso jamais, mas o que São João Paulo II quer nos mostrar é que muitos dos nossos males começam na alma e esquecemos que somos corpo e alma e um sempre afetará o outro. Mas o que isso tem a ver com a esperança almejada nesse advento?

Precisamos buscar nos curarmos das coisas pequenas, dos pecados pequenos, que se acumulados, nos fará chegar ao desânimo e consequentemente apagará essa chama da esperança que tanto desejamos mais uma vez reascender. Reflitamos sobre isso e não deixemos que se apague em nós essa chama de Esperança que o Menino Jesus vem mais uma vez inflamar em nossos corações!

Desejo a você um Santo Advento e um Feliz e Santo Natal! Que o Menino Jesus possa satisfazer as aspirações mais profundas do teu coração, neste novo ano litúrgico e no novo ano cronológico que está por vir!

Muniele Alves – Ministério de Comunicação RCC Anápolis.