You are currently viewing Deus, nosso Pai: um modelo de paternidade

Deus, nosso Pai: um modelo de paternidade

Estamos nos aproximando do dia dos pais, que nesse ano será celebrado no dia 08 de agosto.

Para nós RCC, Deus Pai é o nosso modelo de paternidade, pai provedor, pai amoroso, pai protetor e pai eterno.

Pai provedor: toda a criação demonstra o cuidado e a provisão de Deus pai com o homem. A abundância de possibilidades de cultivar e colher alimentos, a variedade de recursos naturais, tudo isso é provisão de nosso Deus e pai.

Pai amoroso: a última definição de Deus nas escrituras é amor (IJo4,16). Amor incondicional, amor sem limites, amor que constrange, tamanho amor que foi capaz de entregar seu único filho, Jesus Cristo, para nos salvar (Jo3,16).

Pai protetor: nossa fragilidade não é apenas física, Jesus nos mostrou outras dimensões de nossas fragilidades (Lc22,31-32) o inimigo tinha planos de peneirar, destruir Pedro, mas foi impedido por Deus pai protetor. A proteção que recebemos do nosso Deus que é pai é mais forte e poderosa que qualquer escudo ou carro blindado, pode até acontecer algo com o nosso corpo, mas em Deus o nosso pai protetor a nossa alma estará sempre intacta.

Pai eterno: um dos maiores medos que nós pais temos no cuidado de nossos filhos é que nós não podemos estar sempre presentes o tempo todo, somos limitados pelo tempo e pelo espaço. Para Deus pai não existe nenhuma restrição, logo a única forma de proteger nossos filhos é abrirmos mão do nosso controle aparente e entregar nossa casa nas mãos de nosso Deus que é um pai, provedor, amoroso, protetor e eterno.

Moisés José da Silva, Ministério das Famílias, RCC Anápolis.