FÁTIMA: um APELO à ORAÇÃO, PENITÊNCIA e verdadeira CONVERSÃO

FÁTIMA: um APELO à ORAÇÃO, PENITÊNCIA e verdadeira CONVERSÃO

Em suas inúmeras aparições, a Virgem Santíssima sempre nos traz um apelo, uma mensagem, um alerta, como uma mãe que fala várias vezes ao filho por amor a ele e por não querer que ele se perca nos maus caminhos. Assim, estamos aqui celebrando mais uma vez esta data mariana: 13 de maio, dia da aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos em Fátima, Portugal, no ano de 1917. Vamos brevemente relatar sobre esta aparição onde foi revelado um segredo em três partes, que vieram não para causar medo, mas para que vivamos com seriedade o Evangelho e não percamos o céu após essa vida na Terra.

A visão que os pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, tiveram durante a aparição de Nossa Senhora de Fátima, ficou conhecido como “O Segredo de Fátima”. De acordo com os relatos de Irmã Lúcia, Nossa Senhora concedeu-lhes a visão em 13 de julho de 1917. Um segredo revelado em três partes pela Irmã Lúcia, guardado até 1941, quando foi feito a primeira divulgação. Neste ano, segundo conta o padre dehoniano, João Carlos de Almeida, a religiosa escreveu o segredo em uma carta, mas sem a terceira parte.

Em 1944, o bispo de Leiria, hoje Fátima, pediu que escrevesse a terceira parte. Ela escreveu, fechou em um envelope e pediu que fosse aberto somente depois de 1960. O bispo acatou o pedido e entregou o envelope à Congregação para a Doutrina da Fé.

Em 1960, o Papa João XXIII pediu para abrir o envelope. Após ler, mandou de volta à Congregação e disse que não interessaria a ninguém, e pediu que mantivesse fechado, conforme conta padre Joãozinho. Paulo VI leu o segredo durante seu pontificado e devolveu a carta à Congregação.

Por fim, João Paulo II também quis ler, após ter sofrido um atentado, na Praça São Pedro, em 1981. Após ler, ele mandou fechar o envelope novamente. Somente no ano 2000, o Santo Padre pediu que o segredo de Fátima fosse revelado ao mundo.

Fonte: https://especiais.cancaonova.com/especial-mariano/especial-mariano/fatima/noticias/especial_segredo-de-fatima/

1ª parte: A visão do inferno

Na primeira revelação, Nossa Senhora dá aos pastorinhos uma visão do inferno:

Muitas pessoas não acreditam que existe… Contudo, as crianças videntes ao vê-lo, ficaram impressionadas e apavoradas. Viram homens e mulheres, jovens e velhos, se debatendo num mar incandescente, devorados pelas chamas eternas. Davam gritos terríveis e vociferavam abomináveis imprecações.

A propósito da forte impressão que o Inferno lhe causou, irmã Lúcia escreveu numa carta ao Bispo de Leiria: “Esta visão foi num momento, e graças à nossa boa Mãe Celeste, que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu. Se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor”. Ela explica na carta, que o Inferno é formado por um imenso mar de chamas onde os condenados flutuam e onde as suas almas pecadoras são devorados pelas labaredas eternas, queimando e elevando como fagulhas de um grande incêndio.

Também faz parte do Primeiro Segredo um aviso de Nossa Senhora sobre a Guerra: “A 1ª Grande Guerra Mundial vai acabar… todavia Deus quer a conversão da humanidade, caso contrário acontecerá uma outra guerra muito pior” (…).

Fonte: https://cleofas.com.br/os-segredos-de-fatima/

2ª parte: Instituição da devoção ao Imaculado Coração de Maria

Aqui Nossa Senhora continua esse apelo à conversão da humanidade, como uma Mãe que fala várias vezes ao filho para que ele não se perca, e assim foi a segunda parte:

Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para salvá-las, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu disser salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar, mas se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI, começará outra pior. Quando virdes uma noite, iluminada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Para a impedir, virei pedir a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz, se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja; os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas, por fim o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz”.

Nossa Senhora revelou que DEUS quer a instituição da Devoção ao seu Imaculado Coração, através da Comunhão Reparadora. As pessoas em estado de graça, deverão comungar durante 5 (cinco) primeiros sábados de cada mês, seguidamente, rezar um Terço e fazer 15 minutos de adoração ao Santíssimo Sacramento, para consolo e desagravo de todas as maldades, ofensas e pecados que diariamente são cometidos contra o Imaculado Coração de Maria. Aqueles que acolherem a solicitação, não morrerão em pecado mortal e na hora da morte, receberão a visita consoladora da Mãe de Deus. Ela pediu que todos os Bispos do mundo unidos ao Santo Padre, o Papa, fizessem a “Consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração”.

NOSSA SENHORA prometeu, se atenderem estes dois pedidos, a Rússia se converterá, muitos pecadores farão penitência e o mundo viverá um período de paz. Caso contrário, o mal crescerá, os dirigentes da nação comunista espalharão os seus erros e o materialismo ateu por todas as partes, crescerá a “apostasia” e nascerá a “impiedade”. Acontecerá uma devastadora Guerra Mundial (a Segunda) onde morrerão muitas pessoas e nações serão dizimadas.

Fontes: https://cleofas.com.br/os-segredos-de-fatima/https://especiais.cancaonova.com/especial-mariano/especial-mariano/fatima/noticias/especial_segredo-de-fatima/

3ª Parte

O terceiro segredo de Fátima, que tanta atenção chamou ao longo do último século, foi revelado. Mas será que nós compreendemos realmente o seu sentido? Qual é, afinal de contas, o significado dessa mensagem de Nossa Senhora? Em 1917, Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos em Fátima, Portugal, para chamar a humanidade à conversão. Hoje, porém, passados mais de um século, seu apelo de bondade e misericórdia continua a encontrar resistência nos corações.

O que aconteceu? Por que os segredos confidenciados com tanto amor pela Santíssima Virgem são ignorados pelos homens? 

Fonte: https://padrepauloricardo.org/episodios/o-terceiro-segredo-de-fatima

Padre Paulo Ricardo nesta última segunda-feira explicou essa terceira mensagem, que ficou secreta, onde Lúcia recebeu essa obediência, onde colocou tudo por escrito e o vaticano guardou, onde por volta do ano de 60, o Papa João XXIII abriu, leu a mensagem e a guardou novamente. E assim foi ao longo dos anos, onde todos que a tiveram em mãos parece que sabiam que ainda não era a hora. Quando foi revelado, por São João Paulo II, não se entendia o porquê foi guardado por 40 anos, dentre tantas interpretações, para entender claramente, convidamos você a acessar o vídeo: