São José – Patrono da Igreja e Padroeiro dos Trabalhadores

São José – Patrono da Igreja e Padroeiro dos Trabalhadores

O trabalho edifica o homem. E não é por menos que dia 01 de maio se comemora o dia de São José Operário, que coincide também com o dia do trabalhador.

Como disse nosso saudoso São João Paulo II na Encíclica Laborem Exercens (o exercício do trabalho): “O trabalho é um bem do homem porque, mediante o trabalho, o homem não somente transforma a natureza, adaptando-a às suas próprias necessidades, mas também se realiza a si mesmo como homem e até, num certo sentido, se torna mais homem”. E que maior exemplo de homem, trabalhador e chefe de família do que nosso Gloriosos São José não é mesmo?

Escolhido por Deus para ser chefe da Sagrada Família, era carpinteiro e em sua simplicidade o foi designado à essa missão, se tornando para nós um modelo de obediência a vontade de Deus. Que neste de ano todo dele, que no dia-a-dia, no trabalho ou na falta dele, jamais deixemos de pedir sua intercessão, para alcançarmos as graças concedidas por Deus, onde aqui ficam três, de suas muitas virtudes:

São José, modelo de OBEDIÊNCIA: mesmo jovem, ao receber a missão foi firme e confiou na vontade de Deus. Confiemos também em Deus, façamos do nosso trabalho a nossa missão, para que sejamos edificados por ele;

São José, HOMEM JUSTO: se manteve firme em meio às perseguições, às injustiças do mundo, sempre ao lado de Maria e do Menino Jesus, os defendendo e protegendo. Sejamos firmes também, não tendo medo de assumir grandes responsabilidades, honrando e protegendo nossas famílias, indo contra tantas ideologias que tentam destruí-las;

São José, modelo de HUMILDADE: em sua casa habitava o Salvador, e mesmo assim foi verdadeiramente humilde. Independente do trabalho ao qual nos for confiado, do cargo ou profissão a qual exercemos, façamos com amor, sem nos colocar acima do outro.

São José Operário, rogai por nós!

Muniele Alves – Ministério de Comunicação e Coordenadora do Grupo de Oração Jovem Jesus, O Bom Pastor.