You are currently viewing A Renovação diária da Identidade da Juventude Carismática
Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

A Renovação diária da Identidade da Juventude Carismática

Por este motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus (cf IITIM 1,6).

Sabemos que estamos enfrentando um tempo desafiador em muitos aspectos, e na vida espiritual não tem sido diferente. Porém, temos a consciência de que a nossa identidade como Jovens Carismáticos precisa continuar respirando dentro de nós, ainda que isso seja um desafio.

Antes de aprofundarmos na renovação diária proposta por essa meditação, precisamos deixar claro que não trabalhamos de forma independente e individual, como lobos solitários, somos membros de um corpo maior, que é a Santa Igreja, e dentro disso ainda fazemos parte de um movimento que nos assiste, nos forma e nos acompanha que é a RCC. Digo isso para que antes de bradarmos nossa Identidade em cima dos muros e nos grandes eventos, saibamos viver a obediência e a unidade que nos pede a Santa Igreja, através das orientações dadas pela Renovação Carismática Católica em suas diversas instâncias. Os pilares da Identidade da RCC são: Batismo no Espírito Santo; Prática dos Carismas; e Vida em Comunidade. Dito isto, precisamos entender que mesmo vivendo esses pilares, a Juventude ainda tem algumas características particulares própria de um protagonismo Juvenil.

Mas, afinal, qual a nossa Identidade como Jovens da RCC? Que particularidades são essas? Saberemos como renova-la diariamente de forma eficaz, a partir do momento que entendermos algumas características próprias da Juventude Carismática. A primeira característica é a Audácia Apostólica, aquela ousadia, intrepidez que salta aos olhos e que brilha tão forte na vida e na missão do Jovem. A segunda é a Vida Fraterna, pois sabemos que os jovens não costumam viver sozinhos nesta caminhada, e “jovem evangelizando jovem” é um meio muito eficaz de manter a chama da identidade acesa. A terceira é a Missionariedade, pois jovem carismático é jovem missionário! Isso faz parte de nós.

E como manter essa chama acesa? Como não esmorecer em meio a tanto caos? O primeiro passo é buscar de todas as formas ter uma Vida de Oração pessoal, pois sem intimidade com Deus, sem ouvir sua voz constantemente, não há como permanecer e ter constância. Isso não significa que teremos que ficar durante horas rezando no dia, seja fiel no pouco e Deus te confiará mais. O segundo passo é através do Grupo de Oração, é lá que vivemos a atualização da experiência de Pentecostes, onde Deus nos fez jovens carismáticos, sem a comunidade e a ajuda dos irmãos ficamos mais vulneráveis ao esfriamento. O próximo passo é a Vida sacramental, a Santa Missa, confissão regular, tudo isso nos dá ânimo e vigor espiritual, e através da igreja temos acesso a esta fonte maravilhosa de Bênçãos. Não perca tempo! Beba desta água! E por fim, não podemos esquecer-nos de clamar a Efusão do Espírito Santo em nossas vidas! Ele é doador desta chama de amor que mantém viva a nossa identidade, é através D’Ele que os carismas são liberados para que possamos exercer nossa missão com Eficácia.

Que Nossa Senhora de Pentecostes nos ajude nesta caminhada rumo à vontade de Deus!

A paz de Jesus!

Marcus Vinícius – Coordenador do Ministério Jovem – GO.